Compartilhe histórias. Estreite relações. Entenda seus clientes!

Pessoas reais têm histórias reais. E cada pessoa tem muitas histórias para contar! Mas, o que muda é o jeito que cada um conta a sua história. Somos diferentes: temos backgrounds diferentes, funcionamentos diferentes e queremos coisas diferentes. Falamos diferente, para pessoas diferentes. E nosso “storytelling”, que é essa habilidade de contar histórias, está em constante metamorfose – pois estamos sempre mudando e conversando com pessoas novas!


Essa mesma lógica funciona para empresas. A empresa que conta a sua história para as pessoas, está compartilhando suas visões, seus objetivos e suas propostas para elas. Empresas com propostas distintas, contam histórias distintas, para pessoas distintas. O público-alvo de uma campanha define como a marca irá contar a sua história, a fim de que haja conexão e entendimento entre as duas partes. Afinal, todos devem entender a história, para que então consigam relacionar as suas vivências com o que ouviram, leram, assistiram. É como se fosse alguém assistindo a um filme, ou lendo um livro.


Mas, como assim? Uma empresa contando histórias? O que uma marca tem a ver com filmes e livros? Seguinte, vamos esclarecer: o storytelling é um recurso muito utilizado para conquistar clientes. Sim! Por proporcionar um vínculo emocional, muito influente no momento da compra e da fidelização do cliente, o storytelling acaba sendo um método eficiente no momento de apresentação da empresa, ou durante campanhas. E como isso funciona? Quando uma marca “conta a sua história”, pessoaliza-se, torna- se REAL durante sua comunicação, ela acolhe o consumidor. O storytelling aproxima a marca das pessoas, pois através da troca de experiências e dos vínculos emocionais gerados com a narrativa, entendemos a marca como uma instituição pessoal, que nos conhece e está ali para atender às nossas necessidades. Desse jeito, empresas não são mais “inacessíveis”, pelo contrário: o que era antes uma relação de “hierarquia”, agora é uma relação próxima, de igual para igual.


É assim que uma marca entende o que o consumidor está procurando e então, oferece suas soluções! Da mesma forma, é assim que o consumidor considera a marca como uma possível fonte para suprir o que precisa. Um dos grandes papeis da comunicação digital é esse – estreitar as relações entre empresa e cliente, através de um atendimento personalizado e de campanhas eficientes, que atendem, de fato, o cliente. A FOX3 tem esse princípio, afinal também somos pessoas reais. Estamos aqui para acolher você e melhorar o relacionamento entre a sua marca e o público! Que tal dar uma conferida no nosso trabalho?


João Guilherme Koefender